Ensine o seu gato!

  • Visitas: 1001

http://www.youtube.com/watch?v=AvIdVD74cDE

Sabia que os gatos também podem aprender a sentar, a dar a pata e a responder pelo nome? Saiba como pode ensinar estas habilidades ao seu gato!

 

Mas tome nota que um animal não é um objeto para exibir a familiares e amigos. Utilize estes ensinamentos para interagir e controlar melhor o seu gato, e assim zelar pela sua segurança.

Em primeiro lugar, é preciso escolher o incentivo que vai usar para recompensar o gato quando ele realizar o comportamento desejado.

É mais fácil começar por oferecer uma guloseima que o gato goste bastante. Com o tempo, pode substituir o petisco por outras coisas que o felino goste: um carinho, abrir a porta do quarto ou brincar com ele.


Sentar

Fazer o seu gato aprender a sentar é muito fácil! Segure o petisco acima da cabeça do gato sem deixar que ele o apanhe. Espere o felino se sentar ou tente estimular esse comportamento, fazendo-o andar para trás, isto porque, alguns gatos costumam dar uns passinhos para trás antes de se sentar.

Quando ele se sentar, dê-lhe a recompensa no mesmo instante. Dê um pedaço pequeno, pois se ele se empanturrar de petiscos não vai querer praticar mais. Além do que, excessos podem prejudicar a dieta do felino, o que não é aconselhável. Se o gato for comilão, pode até usar a própria ração dele como petisco.


Dar a pata

Coloque um petisco em cada mão e aproxime-se do gato. Estenda uma das mãos para que ele se aproxime. Se o gato tentar pegar com a boca, afaste a mão e não entregue. Logo ele vai começar a usar a pata para pedir a guloseima! Sempre que o felino agir assim, recompense-o com o petisco que está na outra mão. Depois de um tempo, o gato vai aperceber-se que a recompensa não está na mão que está estendida e então passará a dar a pata, mesmo que não tenha nenhum petisco naquela mão.


Fica!

Em primeiro lugar é preciso ensinar o comando “senta”. Depois é só ir aumentando aos poucos o tempo entre o gato sentar e ganhar recompensa. Sempre que o felino se levantar, faça com que ele se sente novamente e não dê o petisco. Aos poucos, ele vai se aperceber que só ganha o prémio ficando sentado. Diga o comando “fica” e, ao mesmo tempo, faça o sinal “pára” com uma das mãos espalmada, e só alguns instantes depois dê o petisco.


Chamar pelo nome!

Para fazer o gato ir ter consigo, chame-o com um assobio ou com uma palavra que deve usar só pra isso, como “aqui”, por exemplo. Comece por chamar o gato e acenar com o petisco. O gato vai logo entender que, se ele for, ganhará uma recompensa. Espere e, quando o felino chegar perto, dê o petisco. Pelo menos no início, nunca chame o gato sem recompensá-lo, até que ele assimile bem o comando. Depois de ele aprender o truque, procure dar o petisco de vez em quando, pois se o gato se perceber que não terá mais recompensa, ele não responderá mais à sua chamada.

   
   
   
   

Últimas em Adopções

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Martinho

Martinho

dezembro 19, 2013 No comments

Lenny

Lenny

dezembro 19, 2013 No comments

Violeta

Violeta

dezembro 19, 2013 No comments

Náná

Náná

dezembro 19, 2013 No comments

Nani

Nani

dezembro 19, 2013 No comments

Matilde

Matilde

dezembro 19, 2013 No comments

Princesa

Princesa

dezembro 19, 2013 No comments

Faísca

Faísca

dezembro 7, 2013 No comments